Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
8.6 C
Lisboa

Unita advoga definição do quadro legal para as autarquias locais

O presidente da Unita, Isaías Samakuva, defendeu hoje, quinta-feira, em Luanda, a necessidade de definição de um quadro legal para as eleições autárquicas, por formas a se ajustar a formação dos candidatos dos partidos políticos ao processo.

Em declarações à imprensa, a margem da cerimónia de encerramento da reunião do Comité Permanente da Unita, o político explicou que após a definição legal, “vamos ajustar a formação que fazemos com os nossos quadros, para envolver esta especialidade das autarquias”.

“De uma forma geral, têm a preparação básica dos angolanos, mas as autarquias são uma coisa nova para o país e, certamente, haverá um quadro legal, dentro do qual elas serão feitas. Portanto, nós (os angolanos) precisamos de definir esta situação para vermos que tipo de preparação é que os quadros devem ter para as mesmas”, afirmou Isaias Samakuva.

Precisou, entretanto, que a informação formal que a Unita tem sobre as autarquias locais é a abordada no Conselho da República há dois anos, que aprova a sua realização a nível nacional em 2014.

O responsável disse, porém, que nos últimos tempos tem havido informações não oficiais, segundo as quais o Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) está a formar quadros para as eleições autárquicas.

Sobre isso, o presidente da Unita defendeu a necessidade de haver um esclarecimento oficial para que todas as forças políticas do país enviem os seus quadros ao IFAL, no sentido de beneficiarem de uma formação adequada sobre a administração local.

Na sequência da deliberação do Comité Permanente da Unita, Isaías Samakuva informou que o próximo congresso do partido acontecerá em 2015.

A reunião do comité iniciou no dia 3 de Dezembro e teve como lema “na defesa dos interesses dos angolanos, Unita na vanguarda”. Agregou responsáveis das estruturas nacionais, provinciais e municipais da Unita, bem como das organizações de massas do partido, concretamente a Lima e a Jura. (portalangop.co.ao)

1 COMENTÁRIO

  1. Unita não pode comentar mortes eles o que fizeram desaparecer ja provaram? As porradas q deram ao dr Hossi. Ha partidos q devem rever os seu problemas internos para concorrência ás eleições na próximos pleitos.

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema