
Assim, embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Cristopher Mcmullen, procedeu à entrega hoje (quinta-feira), à companhia uma placa que expressa o reconhecimento do Governo de Barack Obama, pelos feitos inequívocos alcançados pela petrolífera em Angola.
O troféu de reconhecimento foi entregue, formalmente, durante uma Gala Anual da Câmara de Comércio EUA-Angola, edição 2012, realizada esta noite numa unidade hoteleira na capital angolana.
Segundo um comunicado da embaixada norte-americana no país, a Esso Angola foi distinguida entre 82 multinacionais americanas a operar em todo o mundo.
“Este prestigioso programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América reconhece o importante papel das empresas Norte-Americanas na promoção da boa governação empresarial e princípios democráticos em todo o mundo. O prémio reconhece práticas empresariais exemplares, responsabilidade social corporativa e inovação nas operações de uma empresa no exterior” – indica a nota.
O documento acrescenta que a Esso-Angola foi seleccionada este ano como uma das onze finalistas, 82 nomeações de todo o mundo, para este prémio anual da Secretaria de Estado para a Excelência Empresarial. Uma das razões prende-se com a história desta petrolífera de desenvolvimento económico, cooperação internacional e benefício mútuo.
Em Angola, de acordo ainda com o informe, a Esso tem trabalhado para aumentar a sua relação comercial com as empresas nacionais. Em 2011 investiu 440 milhões de dólares em serviços de fornecedores locais, um aumento de USD 260 milhões, relativamente ao ano de 2010.
Para a Fase 1 do Projecto Satélite Kizomba, que iniciou a produção este ano, todos os componentes foram virtualmente fabricados em montados em Angola. A Esso Angola é uma subsidiária da Exxon Móbil Corporation e está presente em Angola desde Agosto de 1994, especifica a nota.
Em solo angolano, opera no Bloco 15 com 40 porcento de participação. Os outros associados do mesmo bloco são a BP Exploration (Angola) Limited (26,67%), ENI Exploration B.V (20%) e a Statoil Angola Block 15 A.S (13,33%). A Sonangol é a concessionária.
(portalangop.co.ao)