O Secretário de Estado da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Sebastião Lukinda, considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, ser necessário continuar a investir no capital humano, por formas a se diminuir o número de cidadãos desempregados e de pobreza.
Sebastião Lukinda fez tais considerações durante a abertura do Conselho Técnico Consultivo Alargado do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (Inefop), organizado pela mesma instituição em parceria com o Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social.
De acordo com a fonte, a formação profissional e de qualidade é o elemento principal para que se tenha homens capazes e qualificados para o mercado de emprego e reduzir o número de desempregados que têm preocupado ainda o MAPTSS.
“ O país precisa de pessoas competentes para contribuírem no seu desenvolvimento, mas tudo isso passa por uma formação de qualidade”, referiu.
Por outro lado, o secretário de Estado acrescentou que todos os trabalhadores têm que garantir a funcionalidade do Inefop não só para a formação, mas principalmente também garantir que os formadores tenham capacidade para formarem.
“ Os formadores têm de ter a responsabilidade para a sua superação quotidiana, porque o mundo actual está em constante rotação, a vida é muito dinâmica”, acrescentou.
O encontro, que decorre durante dois dias, tem como objectivo fazer o balanço das actividades realizadas durante o ano em curso e perspectivar trabalhos para o ano de 2013.
No conselho são abordados temas como “Plano Nacional de Emprego e Formação Profissional 2013-2017”, “Formação pedagógica e técnica de formadores”, “ Perfil do Formador de formadores ”, “Normas e procedimentos da gestão de pessoal e financeira”.
Participam no encontro, directores provinciais do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (Inefop), chefes de departamento dos serviços provinciais, entre outras individualidades. (portalangop.co.ao)