Os habitantes da sede comunal do Evale, cerca de 66 quilómetros da cidade de Ondjiva, província do Cunene, vão contar, antes do fim do ano, com água canalizada e iluminação pública, no quadro do programa do governo de melhoria das condições sociais básicas.
O projecto de água compreende a abertura de um furo com capacidade de abastecer ininterruptamente um reservatório de 10.000 litros e daí, por gravidade, para os diferentes pontos de distribuição, construídos junto das residências.
A administradora comunal, Celeste Muhala, explicou que o sistema está concluído e já beneficia algumas instituições, como o palácio comunal, o posto médico e uma escola. Celeste Muhala revelou que na sede da comuna foram construídos quatro chafarizes para o abastecimento da população, enquanto vários sistemas de canalização foram instalados em diferentes instituições oficiais.
A administradora indicou que está em fase final a instalação de cerca de 50 postos de iluminação pública, que vão ser alimentados por energia solar. “Para a população, a água foi sempre um grande problema e pensamos que agora o problema está resolvido”, admitiu a responsável comunal, notando que, com os novos serviços, a localidade vai ganhar outra imagem. (jornaldeangola.com)