
A participação dos poetas angolanos no certame deveu-se a um convite da Presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, sob curadoria de Luís Filipe Sergilha e Jorge Velhote, e realizou-se na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão, Portugal, nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro.
O festival “Raias Poéticas” é um encontro que junta poetas e artistas de várias áreas, professores Ibero-Afro-Americanos de arte e pensamento, para potencializar a criatividade artística, do pensamento como experiência dançante, da interrelacionalidade, da sismologia das sensações, das mutabilidades, das correntezas transfronteiriças das línguas poéticas e dos movimentos giratórios da interrogação estética, informa a nota.
Segundo a nota de imprensa, “Raias Poéticas” é um festival que surge também como elemento de aproximação da diversidade das resistências vivas das geografias do nomadismo, das intensidades migratórias e das heterogeneidades dos fluxos cortantes.
Abreu Paxe, poeta, ensaísta e docente universitário, é autor de “A Chave no Repouso da Porta (Poesia, 2003)” prémio literário António Jacinto em 2003 e “O Vento Fede de Luz (Poesia, 2007)”.
João Maiomona, poeta, ensaísta e dramaturgo foi vencedor do prémio literário Sagrada Esperança por duas ocasiões com as obras “Trajectória Obliteradas (Poesia, 1984) e Idade das Palavras (Poesia, 1996)”. É detentor da Medalha de Bronze do Concurso Internacional de Poesia, organizado pela Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, 1987.
João Maiomona e Abreu Paxe, Curadores da Bienal Internacional de Poesia de Luanda, juntaram-se, neste evento, a poetas, artistas e professores de Portugal, Brasil, Moçambique e Espanha. (portalangop.co.ao)