Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
6.8 C
Lisboa

Quatro guerrilheiros das FARC morrem em operações militares

Bogotá  – Quatro membros das FARC morreram e outros três foram capturados neste sábado no centro da Colômbia, em meio a um cessar-fogo unilateral decretado por esta guerrilha no começo das negociações de paz com o governo colombiano em Havana.

Numa primeira operação, três guerrilheiros morreram, entre eles “Pipas”, chefe da frente 27, após um bombardeamento da Força Aérea Colombiana (FAC) sobre um acampamento ilegal numa zona rural do município de Vista Hermosa, departamento de Meta (centro).

Na mesma área foram detidos três combatentes e apreendidos “5 fuzis e uma pistola 9mm”, segundo um comunicado da FAC.

Numa segunda operação, outro guerrilheiro foi morto em combates entre a quadrilha 53 das FARC e tropas do Exército registados numa área rural do município de Lejanías, informou a instituição castrense.

Representantes do governo do presidente Juan Manuel Santos e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) começaram no dia 18 de Outubro em Oslo (Noruega) conversações de paz, em busca de uma saída para o conflito armado que se prolonga por quase meio século e deixou 600.000 mortos.

Posteriormente, este processo foi transferido para Havana e no dia 19 de Novembro iniciou a primeira ronda de negociações entre as partes, momento em que a guerrilha decretou na Colômbia um cessar-fogo unilateral até Janeiro de 2013, enquanto o governo ratificou a permanência de operações militares.

Actualmente, as conversações estão em pausa, iniciado no dia 29 de Novembro e que vai até 5 de Dezembro. (portalangop.co.ao)

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uíge: UNITA e FNLA acusam Governo provincial de favorecer militantes do MPLA na distribuição de terras

UNITA e FNLA, na oposição em Angola, acusam o Governo provincial do Uíge de excluir seus militantres do processo...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema