Segunda-feira, Junho 5, 2023
17.2 C
Lisboa
More

    Corredor do Lobito é considerado eixo estratégico da África Austral

    O Ministério dos Transportes encerrou ontem, na cidade do Lobito, província de Benguela, uma Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento do Corredor do Lobito e o fortalecimento da economia da África Austral.
    A conferência contou com a participação do ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, técnicos e peritos de Angola, da República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia, interligados ao Caminho-de-Ferro de Benguela que, com outros sistemas de transporte, integra o Corredor do Lobito.
    Durante dois dias foram abordados temas como as oportunidades, potencialidades e perspectivas de desenvolvimento do Corredor do Lobito e o impacto que têm para o desenvolvimento nacional e regional o Caminho-de-Ferro de Benguela, Porto do Lobito, Aeroporto Internacional da Catumbela e as plataformas logísticas, assim como o ambiente e as potencialidades de desenvolvimento turístico da região.
    O Corredor parte do Porto do Lobito, atravessa o território angolano em direcção ao leste e cruza as regiões mineiras da República Democrática do Congo, na província de Katanga e a “cintura do cobre” (copperbelt) na Zâmbia.
    As principais infra-estruturas de transporte que integram o Corredor do Lobito são o Porto do Lobito, Caminho-de-Ferro de Benguela, Aeroporto Internacional da Catumbela e os aeroportos provinciais de Benguela, Huambo, Cuito e Luena.
    O Corredor do Lobito facilita o acesso ao mar às províncias do Huambo, Bié e Moxico, e de regiões do RDC e a Zâmbia. Constitui o eixo de exportação mais económico para os minérios destes dois países para a Europa e a América, assim como a importação de mercadorias para esta sub-região litoral da SADC.  Outro benefício do Corredor do Lobito consiste na promoção das potencialidades socioeconómicas das províncias servidas pelo sistema de transporte, comunicações e outros meios de utilidade pública. (jornaldeangola.com)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Acordo da OPEP: A África humilhada

    Quando os representantes dos países africanos membros da OPEP - Angola, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema