Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
6.8 C
Lisboa

Angola na ONU há três décadas

Angola celebrou ontem 36 anos desde que o país foi admitido como 148º membro da Organização das Nações Unidas (ONU), logo após a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.
Com a constituição do primeiro Governo da então República Popular de Angola, foi nomeado ministro das Relações Exteriores, José Eduardo dos Santos, para dirigir a campanha diplomática. Fruto de uma intensa luta diplomática conduzida pelo actual Presidente da República de Angola, foi reconhecida e admitida, no dia 12 de Fevereiro de 1976, na actual União Africana e, em Dezembro do mesmo ano, na Organização das Nações Unidas.
Nesse período, além da vitória diplomática, 80 países (primeiro o Brasil) reconheceram o governo de Angola, 40 dos quais africanos. No dia 25 de Setembro de 2007, o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, discursando na 62ª sessão da Assembleia-Geral, fez referência ao fenómeno do aquecimento global, poluição da atmosfera e às alterações climáticas. O Presidente José Eduardo dos Santos falou também do embargo contra Cuba. Disse ser imperioso pôr fim ao embargo económico, comercial e financeiro, porque viola os princípios do Direito Internacional.
José Eduardo dos Santos asseverou que, apesar das críticas feitas e de alguns fracassos conhecidos, a ONU continua a ser à escala internacional a única instituição com prestígio e credibilidade para a resolução de conflitos inter-estados ou de crises que, pela sua dimensão, escapam ao controlo das autoridades de um Estado ou põem em risco a população. (jornaldeangola.com)

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uíge: UNITA e FNLA acusam Governo provincial de favorecer militantes do MPLA na distribuição de terras

UNITA e FNLA, na oposição em Angola, acusam o Governo provincial do Uíge de excluir seus militantres do processo...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema