Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
8.4 C
Lisboa

Hungria propõe fazer lista de judeus perigosos

Na Hungria eclodiu um escândalo anti-semita. O líder de um partido parlamentar lançou a proposta de elaborar uma lista de judeus que alegadamente colocam em causa a segurança nacional.

O autor da iniciativa escandalosa é Gyongyosi Márton, um dos dirigentes do partido nacionalista Jobbik. No decurso de debates parlamentares dedicados ao conflito na Faixa de Gaza ele qualificou Israel de um Estado nazista, tendo equiparado o chefe da diplomacia israelense, Avigdor Liberman, ao maior ideólogo nazi Gebbels. Depois disso, Gyongyosi Márton anunciou ter chegado a altura de esclarecer o número de deputados judeus na Hungria, sendo necessário identificar a origem daqueles que constituam a ameaça à segurança do país. Não obstante a falta de cortesia política, o discurso proferido não causou surpresa aos peritos. A emissora Voz da Rússia pediu um comentário ao diretor do Centro de Pesquisas Europeia e Internacionais junto da Escola Superior da Economia, Timofei Bordatchiov.

“Convém acentuar que o partido Jobbik não esconde que o anti-semitismo e o anti-ciganismo são elementos da sua plataforma ideológica. Estes slogans figuraram na campanha eleitoral de 2009 quando o partido angariou mais de 14% dos votos e, mais tarde, acabou por formar uma bancada parlamentar bastante representativa. Por isso, tal retórica não é nova.” Ler mais (portuguese.ruvr.ru)

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alexandre de Moraes manda PF ouvir Valdemar da Costa Neto sobre minuta golpista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal tome depoimento de Valdemar...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema