Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
11.6 C
Lisboa

OIM reconhece empenho do Governo nos casos de tráfico de seres humanos

A Organização Internacional de Migrações (OIM) tem trabalhado com o Governo angolano, particularmente o Ministério do Interior e seus órgãos operativos, na investigação de casos ligadas ao tráfico de seres humanos, revelou hoje, quarta-feira, em Luanda, a sua coordenadora de programa, Lerena Pinto.

Em declarações à Angop, à margem do seminário sobre o combate ao tráfico de seres humanos, dirigido a membros de organizações da sociedade civil, Lerena Pinto referiu haver uma receptividade positiva do Executivo angolano, que permite a implementação de projectos e actividades conjuntas.

“Há uma boa vontade do Governo, em particular do Ministério do Interior, neste sentido. Até ao momento, não temos tido constrangimento para desenvolver o trabalho, e estes órgãos têm sido receptivos as preocupações manifestadas”, disse a interlocutora.

Relatou a promoção de seminários e actividades conjuntas versadas ao tráfico de seres humanos, particularmente em províncias fronteiriças. “Até final deste ano, iremos realizar mais três”, confirmou.

Lerena Pinto manifestou, entretanto, preocupação com o facto de constatar-se alguns indícios do fenómeno no país, situação que o Ministério do Interior e a Polícia Nacional, através da Direcção de Investigação Criminal, envida esforços para a sua localização e procurar estancar.

“Nos últimos tempos, temos recebido pessoas que se queixam de algumas situações que vivem e nos parece haver alguns indícios de tráfico de seres humanos. Precisamos atacar para identificar e evitar a proliferação da sua prática, se é que existe”, asseverou.

A iniciativa aderiram 25 representantes de organizações da sociedade civil e confissões religiosas.

Seminários do género realizaram-se já em Mbanza Kongo (Zaire) e no Uíge, nos dias 7 e 8 e 14 e15 do corrente, na sequência deste programa.

(portalangop.co.ao)

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rei Felipe VI já em Luanda

À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema