Quarta-feira, Junho 7, 2023
20.4 C
Lisboa
More

    Moçambique vai construir a barragem de Mpanda Nkuwa sobre o rio Zambeze

    Vai ser a segunda maior barragem hidroelétrica de Moçambique depois de Cahora Bassa, construída no tempo colonial, mas que só em 2007 passou a ser propriedade do estado moçambicano.

    O governo moçambicano e a Nova Parceria para Desenvolvimento de África, NEPAD, estão a mobilizar 1841 milhões de euros para a construção da barragem de Mpanda Nkuwa sobre o rio Zambeze.

    A nova barragem vai ser construída na província central de Tete até 2016, por sinal na mesma província onde se encontra HCB.

    O empreendimento deverá produzir 1.500 megawatts de energia para consumo interno e para países da África Austral e ainda para a redução dos impactos negativos resultantes de mudanças climáticas.

    Segunda maior barragem em Tete

    A promoção do projeto está a cargo da companhia Special Purpose Vehicle contratada pelo governo moçambicano para o efeito.

    A mesma companhia promove igualmente o projecto CESUL de construção da chamada espinha dorsal de transporte de energia eléctrica Tete-Maputo, avaliado em um bilião e 800 milhões de dólares norte-americanos.

    As autoridades moçambicanas dizem que a região da África Austral tem um défice energético de 4.840 megawatts e que por isso a construção da barragem de Mpanda Nkuwa vai minimizar o défice.

    Entretanto, o quinto aniversário da reversão da barragem hidroeléctrica de Cahora Bassa para o estado moçambicano foi assinalado esta semana com pompa e circunstância, em cerimónias de Estado que contaram com a participação do Presidente Armando Guebuza.

    Os gestores da HCB dizem que a barragem registou no ano passado a maior receita desde a sua construção, sendo que o processo do pagamento a Portugal vai terminar antes do tempo previsto de 10 anos.

    (voaportugues.com)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola e Egipto intensificam cooperação

    A visita do Presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, a Angola, que, na noite desta terça-feira (6), chegou a Luanda,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema