A VI reunião do Conselho dos Chefes da Polícia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) terminou hoje em Díli, Timor-Leste, com o compromisso de continuar a aperfeiçoar a troca de informações policiais e reforçar a formação.
“Ficou decidido incrementar a troca de informações para melhor combate ao crime organizado e tráfico de droga”, afirmou o comandante-geral da Polícia Nacional de Timor-Leste, comissário Longuinhos Monteiro, cujo país assumiu a presidência daquele órgão.
Em comunicado divulgado à imprensa, o Conselho dos Chefes da Polícia da CPLP destaca também como principais conclusões do evento a “aprovação do Plano de Ação da Comissão de Policiamento de Proximidade e Prevenção Criminal”, cujos conteúdos vão passar a estar acessíveis através de um sítio na Internet.
Os chefes da polícia da CPLP chegaram a consenso sobre a organização, no próximo ano, de um curso de formação e partilha de boas práticas policiais em matéria de controlo de armas e explosivos.
O documento final refere também a decisão de “manter, no âmbito das suas prioridades, as questões relativas à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no seio das respetivas instituições”.
A reunião, que hoje terminou, teve início na segunda-feira e contou com a presença de responsáveis máximos e peritos das forças e serviços de segurança de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste.
(lusa.pt)