Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
11.6 C
Lisboa

Mirex defende estratégia abrangente para segurança na região do Golfo da Guiné

A adopção de uma estratégia abrangente para a segurança na região do Golfo da Guiné deve levar em conta fatores políticos e socioeconómicos, defendeu hoje, terça-feira, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

O governate fez este pronunciamento na cerimónia de abertura da Conferência sobre Paz e Segurança no Golfo da Guiné, ao discursar em representação do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

Arvorou que tal estratégia deve integrar a dissuasão, a segurança, o estado de direito e a desenvolvimento socioeconómico da região.

Georges Chikoti referiu que esforços para desenvolver a cooperação regional, em apoio as politicas nacionais destinadas a reforçar a segurança e o estado de direito, devem ser acompanhadas de suporte às oportunidades económicas e de geração de emprego.

Assim, segundo apontou, no quadro da conferência, pretende-se abordar temas que permitam aferir o estado da paz e segurança global na região, tendo em conta os factores que as condicionam e projectar uma visão que possa, a curto prazo, evoluir para políticas e acções tendentes a transformar o Golfo da Guiné numa zona estável.

Salientou que este fórum visa despertar para a importância da preservação da paz e da segurança, a bem estar dos respetivos povos e o desenvolvimento desta importante área geo-política.

Segundo o ministro, a presença, em Luanda, de importantes figuras da região testemunha bem a importância atribuída a esta problemática e a visão comum partilhada.

(portalangop.co.ao)

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rei Felipe VI já em Luanda

À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema