Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
9.1 C
Lisboa

EUA seguem de perto situação ‘pouco clara’ no Egito

Os Estados Unidos acompanham de perto o desenvolvimento dos acontecimentos no Egito, onde milhares de manifestantes protestam no Cairo contra a ampliação de poderes que o presidente Mohamed Mursi se atribuiu.

A situação evolui, disse a porta-voz do departamento de Estado, Victoria Nuland, relativizando temores de que o islamita Mursi, eleito após a deposição de Hosni Mubarak em 2011, se estiver se tornando em um autocrata.

“A situação continua sendo pouco clara”, disse Nuland a jornalistas, acrescentando que Washington continua “consultando com várias partes para compreender como avaliam a situação”.

O governo de Barack Obama quer que se ponha fim “ao impasse constitucional (…) que protege um trânsito positivo, democrático para a Constituição, protege o equilíbrio de poderes, protege os direitos de todos os egípcios”.

Os manifestantes egípcios reagem a um decreto anunciado por Mursi na semana passada, que o habilita a “aprovar qualquer resolução ou lei em forma definitiva e não sujeita à apelação”.

O decreto é questionado pelo poder judicial e consolidou uma oposição muito dividida, que o acusa de assumir poderes ditatoriais, incrementando os temores de que os grupos islâmicos estenderão sua influência.

Nuland destacou que Mursi manteve conversas com membros do poder judicial e outros líderes egípcios depois de emitir o decreto. Ler mais (afp.com)

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Angola atenta à “transição energética” para o desenvolvimento

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, assegurou, esta segunda-feira, em Cape Town (África do...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema