Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
8.6 C
Lisboa

Idosos angolanos clamam por mais apoios da sociedade

A sociedade angolana deve criar mais mecanismos com vista a integrar e acomodar os idosos, que em cada ano que passa vai aumentando, fruto da própria natureza humana.

Esta intenção foi manifestada hoje, terça-feira à Angop, por alguns idosos no âmbito do Dia Nacional do Idoso, que se comemora a 30 deste mês, em todo o país.

Segundo eles, o Governo e a sociedade em geral deve construir mais lares de terceira idade a nível nacional com capacidade de acolher mais pessoas dessa faixa etária.

Por outro lado, defendem também ser necessária a criação de actividades físicas, jogos e trabalhos manuais e outras que ajudam a exercitar o seu organismo, a fim de torná-los mais vitalício.

Domingos António, carpinteiro, de 75 anos de idade, disse que nesta era já há lares de terceira idade com mínimas condições, mas considera-os insuficientes para todos, uma vez que o número de velhos aumenta cada dia que passa.

Já Ana Augusto, doméstica, de 61 anos, afirma que para se atíngir a longevinidade e possuir uma boa velhice é necessário fazer alguma coisa, daí a necessidade de se praticar algo, cuja efectivação deste desiderato só é possível com o apoio do Governo e da sociedade em geral.

Por seu turno, Clementina António, 71 anos, sublinhou que um dos problemas que a sociedade enfrenta é o preconceito contra os idosos, considerados por muitos indivíduos “inúteis, o que é errado.

O 30 de Novembro foi instituído Dia do Idoso em Angola, pelo decreto do Conselho de Ministros número 1/05 de 10 de Janeiro, com o objectivo de prestar reconhecimento e respeito pelo papel e contributo do idoso na sociedade.

(portalangop.co.ao)

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema