(ANGOP) Angola e o Brasil assinaram um protocolo de cooperação válido para dois anos no domínio da formação de quadros, atribuição de bolsas de estudo e utilização de infra-estruturas para equipas ou selecções nacionais em situação de estágios, afirmou hoje, sábado, a Angop, o director nacional para os desportos, Raimundo Ricardo.
O facto aconteceu durante uma visita iniciada dia 12 deste mês ao Brasil por uma delegação angolana liderada pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, no âmbito do fortalecimento das relações entre os dois estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Os signatários, designadamente Gonçalves Muandumba (Angola) e Aldo Rabelo (Brasil), por sugestão deste último, rubricaram igualmente um protocolo no âmbito do voluntarismo em que nas primeiras acções, Angola deve enviar jovens para prestação de serviços voluntários durante o campeonato do mundo em 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016.
Raimundo Ricardo disse que serão definidos critérios de selecção dos voluntários para os três eventos que se realizarão no Brasil, tendo como base os mais de mil jovens catalogados pelo Ministério da Juventude e Desportos por ocasião do CAN2010 que o país organizou.
Durante a estada naquele país sul-americano, a delegação angolana foi convidada a visitar locais de lazer, juventude, desportos e infra-estruturas, destacando-se o ministério de tutela, o centro de alto rendimento e a Confederação de futebol.
Sobre recintos desportivos, a constatação é de que as obras decorrem a um ritmo acelerado fazendo prever o cumprimento dos prazos estabelecidos para a suaconclusão, de acordo com Raimundo Ricardo, um dos integrantes da delegação. (portalangop.co.ao)