(ANGOP) Malanje- Trezentos e setenta casos de violência doméstica foram registados durante os meses de Janeiro a Novembro deste ano pela direcção provincial da família e promoção da mulher, segundo informou hoje, sexta-feira, a vice-governadora provincial para o sector politico e social, Alice Elisa Van-dunem.
A dirigente anunciou o facto quando procedia à abertura da campanha provincial dos 16 dias de activismo contra a violência doméstica no género, que decorre sob o lema “ Um mundo sem violência é um direito das mulheres”.
Na ocasião, Alice Van-dunem considerou o número de desolador, situação que obriga a uma reflexão por formas a contribuir para a mudança do actual quadro.
Revelou que o país trilha novos rumos e para que se atinjam os marcos de desenvolvimento se deve resgatar os valores morais perdidos.
Precisou que os 16 dias de activismo contra a violência no género visa, sobretudo, despertar a sociedade sobre a importância deste no combate contra a violência, promovendo assim a consciencialização das famílias e elevar a protecção de todos homens e mulheres.
Enalteceu o esforço e entrega do chefe do Executivo pelo desenvolvimento de políticas em prol da máxima integração e promoção das mulheres em todos os quadrantes da sociedade.
Apelou os presentes no sentido de prestar todo seu empenho para que os objectivos desta campanha sejam alcançados.
Já a directora provincial da família e promoção da mulher, Antónia Maiato, fez saber que a campanha tem por objectivo quebrar o silêncio e denunciando a violência para que os infractores sejam punidos, assim como dar a conhecer a existência da lei contra a violência doméstica.