(IONLINE) O indicador coincidente de atividade económica do Banco de Portugal (BdP) abrandou a tendência de quebra em outubro, décimo mês consecutivo de desagravamento.
O indicador coincidente da atividade económica caiu em outubro 1,7 por cento relativamente ao mesmo mês do ano anterior, uma taxa menos negativa que os 2,7 por cento registados em setembro.
Já o indicador coincidente do consumo privado caiu 4,5 por cento, uma taxa menos negativa que os 4,7 por cento de setembro. No caso deste indicador, foi o oitavo mês consecutivo em que o indicador ficou menos negativo.
O indicador coincidente da atividade económica é um instrumento de avaliação da conjuntura económica que agrega dados de várias fontes. Não é a mesma coisa que a evolução do Produto Interno Bruto (PIB); o seu objetivo é medir a evolução da conjuntura económica, através da agregação de um conjunto de séries estatísticas, que incluem dados do PIB, de vendas de cimento e veículos pesados, de produção industrial, do mercado de emprego e inquéritos aos consumidores. (ionline.pt). Ler mais