Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
6.1 C
Lisboa

Sistema Nacional de Saúde regista evolução – afirma secretário de Estado

(ANGOP) – Luanda – O secretário de Estado para a Saúde, Carlos Alberto Masseca, afirmou esta quinta-feira, em Luanda, que o Sistema Nacional de Saúde no país sofreu uma grande evolução nos últimos anos, verificando-se nas unidades sanitárias uma melhor qualidade de serviço prestado .
Em declarações à imprensa sobre os trabalhos a serem elaborados na 62ª Sessão do Comité Regional para África, referiu que o país está a criar serviços que vão desde os cuidados primários que são nomeadamente os de baixa e alta complexidade.
Segundo o secretário de Estado, actualmente o território nacional está capacitado para se deparar com os casos de cirúrgia cardíaca sem haver necessidade para evacuações.
Por outro lado, referiu que com relação ao encontro de informação das parcerias para fazer recuar o paludismo para nove países a decorrer hoje será feito um balanço de todo o processo de combate ao paludismo como perspectivar todo um conjunto de actividade para os próximos tempos.
De acordo com Carlos Masseca, os dados estatísticos apresentados demonstram uma redução substancial do paludismo, apesar de continuar a ser a principal causa de morte no país.
“O paludismo não se combate apenas com medidas de diagnóstico e tratamento, mas também com a sua prevenção e melhoramento do saneamento do meio”,  garantiu.
Considera necessária a participação de todos os profissionais, em particular da própria sociedade, para permitir que os resultados no futuro sejam ainda melhores .
Além disso, salientou que nesta altura chuvosa espera-se que o número de casos de paludismo aumente, alertando que existem medidas que ajudam a reduzir como o uso de mosquiteiros impregnados com insecticidas de longa duração e o combate aos charcos nas comunidades.
“Se todos nos cumprirmos com aquilo que é a nossa tarefa, vamos poder diminuir substancialmente o impacto das condições ambientais daquilo que é o desenvolvimento de casos clínicos”, frisou. (portalangop.co.ao)

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portugal à espera de conhecer dimensão dos abusos sexuais na Igreja Católica

No próximo dia 13 de fevereiro será divulgado o relatório final da Comissão Independente para o Estudo de Abusos...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema