(ANGOP) – O primeiro-ministro namibiano, Nahas Angula, enalteceu hoje, em Windhoek, o papel determinante do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, na libertação da África Austral e da Namíbia em particular.
Intervindo durante uma audiência concedida à Maria Eugênia Neto, o primeiro-ministro Nahas Angula, um dos guerrilheiros da SWAPO nas bases de Angola aquando da guerra contra o regime racista sul-africano, estendeu este papel ao povo angolano.
Por sua vez, Maria Eugênia Neto, viúva do primeiro Presidente de Angola, falou da obra poética de Agostinho Neto, incluso a sua última colecção de cinco livros, mandada pesquisar pela Fundação Dr. António Agostinho Neto.
A Obra faz uma incursão sobre os arquivos da polícia secreta portuguesa de 1945 a 1974, no qual consta todo o processo prisioneiro de Agostinho Neto.
A recolha de testemunho oral sobre o fundador da nação angolana de vários estratos sociais foi transmitida por Maria Eugénia Neto ao primeiro-ministro. (portalangop.co.ao)