Quinta-feira, Março 23, 2023
13.1 C
Lisboa
More

    Estudantes de medicina devem ter mais rigor e responsabilidade durante a formação

    (ANGOP) – Luanda – A enfermeira do Hospital Américo Boavida Ana Maria Bernardo aconselhou esta quinta-feira, em Luanda, os estudantes do curso de medicina a maior rigor e responsabilidade durante a formação.
    Em declarações à Angop à margem das III Jornadas Cientificas de Enfermagem que decorre de 20 a 23 deste mês, a enfermeira disse que só com dedicação e empenho será possível formar quadros competentes e com sabedoria.
    Referiu que esta responsabilidade pode começar pela organização do estudante, que deve ser séria e ter um objectivo com o curso que está a fazer, seja agronomia, enfermagem ou outro.
    Já a enfermeira Antónia do Rosaário, do Centro de Saúde do Cassequel, frisou que as instituições de saúde devem adoptar uma cultura de humanização entre os profissionais, pacientes e familiares por forma a estarem cada vez mais ligados.
    Referiu que as instituições de saúde devem fazer maior investimento no homem, valorizar e respeitar o trabalho de cada profissional dentro da equipa, melhorar as condições de trabalho e criar mecanismos de reconhecimento dos técnicos, por mérito.
    Promover as boas relações entre os profissionais da equipa, criar mecanismos para que cada funcionário se sinta parte integrante da instituição, melhorar a comunicação interpessoal, criar comissões de humanização, supervisão sistemática das actividades, melhor racionalização na gestão dos recursos financeiro, promover o convívio entre os trabalhadores e estudo de casos constam das actividades que as instituições de saúde devem realizar.
    Por sua vez, a enfermeira do Hospital Josina Machel Renata Alberto salientou que as empresas devem apostar em líderes que cultivem um relacionamento baseado na honestidade, confiança, integridade e no respeito mútuo.
    “Humanizar a assistência vai, além da competência técnica ou científica antes de ser profissional, fazer com que tenha uma atitude individual, recheada de valores de solidariedade, compreensão, respeito ao próximo, as limitações do outro, a dor e ao sofrimento humano”, referiu.
    Acrescentou que a humanização da assistência é um valor básico do profissional de enfermagem.
    Disse, por outro lado, ser necessário que os profissionais de saúde reflictam sobre os factores que interferem na prestação da assistência humanizada durante o parto, bem como partilhar conhecimentos e experiências sobre a humanização da assistência de enfermagem durante o parto. (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O Fed aumenta os juros, mas concorda com maior incerteza na economia após estresse bancário

    O Federal Reserve aprovou outro aumento de 25 pontos percentuais nas taxas de juros, mas sinalizou que a turbulência...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema