A presidente da Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAN), Maria Eugénia Neto, é aguardada nesta quarta-feira (21) em Windhoek, para uma visita oficial de cinco dias, a convite do Presidente da República da Namíbia, Lucas Hifikepunye Pohamba.
A visita que se estenderá até ao próximo dia 25 de Novembro tem como objectivos o reforço institucional e a recolha de depoimentos dos ex-combatentes da Swapo que lidaram e conheceram bem Agostinho Neto.
Durante a visita, Maria Eugénia Neto e a delegação que a acompanha serão recebidas pelo Chefe de Estado namibiano e pelo presidente da Swapo, Sam Nujoma.
Uma visita à Embaixada de Angola e um encontro com o embaixador Manuel Alexandre Duarte Rodrigues “ Kito” está igualmente previsto.
A recolha de testemunho oral é um projecto da FAN iniciado a cerca de três anos em Angola e no exterior, tendo passado já por Cuba, Cabo Verde, Moçambique, Argélia e Portugal.
Depois da Namíbia segue-se o Congo Brazzaville, a República Democrática do Congo, a Zâmbia e a Tanzânia.
Maria Eugénia Neto, viúva do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, é escritora e a sua criação é dirigida às crianças. Uma das primeiras obras foi “Quando os bichos falaram”.
FONTE: Angop