Domingo, Janeiro 29, 2023
8.1 C
Lisboa

Banco Central Europeu aprova financiamento

Um dos responsáveis do Banco Central Europeu, Joerg Asmussen, disse que a Zona Euro deve concordar na próxima semana com um financiamento de dois anos à Grécia e deixar aberta a perspectiva de uma ajuda futura se necessário, uma decisão que provavelmente irritaria o FMI, que quer uma solução permanente.

“Devemos, na próxima semana, fechar o financiamento para os anos de 2013 e 2014, mas tenho que ser honesto e dizer que realmente não espero que o país tenha acesso aos mercados em 2015 e 2016, o que significa que um outro programa de acompanhamento seria necessário”, disse Joerg Asmussen à rede de televisão alemã ZDF.

Um contrato de dois anos seria adiar uma solução de longo prazo para a crise da dívida grega para depois das eleições gerais da Alemanha, em Setembro 2013, quando seria politicamente mais fácil para a Alemanha, o maior fornecedor de fundos da União Europeia, tomar decisões difíceis.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), no entanto, não deve aceitar novos adiamentos.

Os ministros das Finanças da Zona Euro e a directora do FMI, Christine Lagarde, irão encontrar-se amanhã para abordarem a dívida da Grécia. Christine Lagarde disse à agência Reuters que iria defender uma solução definitiva para as dívidas da Grécia, a fim de evitar a incerteza prolongada e mais danos para a economia grega.

Funcionários do FMI argumentaram que admitir perdas de alguns títulos da dívida grega detidos por governos da Zona Euro seria necessário para fazer a Grécia solvente, mas a Alemanha, maior contribuinte para os fundos de resgate, tem repetidamente rejeitado a ideia de assumir uma perda de tais títulos, dizendo que seria ilegal.

Fonte: JA

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A intolerância ficou escancarada com a internet livre

Pode parecer brincadeira, mas não é! Com a criação das redes sociais que foi inventada, criada ou idealizada para...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema