O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, encontrou-se nesta segunda-feira (19) em Phnom Penh, capital do Camboja, com o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, e o premiê da Índia, Manmohan Singh.
Na conversa com o presidente sul-coreano, Wen Jiabao disse que neste momento, diante de uma situação internacional e regional complexa, além da pressão de desaceleração econômica mundial, o reforço de cooperação sino-sul-coreana é de grande significado para o crescimento econômico e a recuperação econômica mundial.
A China vai continuar a manter numa visão estratégica, os intercâmbios de alto nível com a Coreia do Sul, a fim de promover a confiança mútua e os progressos em diversas áreas.
Por sua vez, Lee Myung-bak expressou o desejo de reforçar cooperação com a China, além de ampliar o comércio bilateral, opor-se contra protecionismo comercial e promover a cooperação regional. Ele congratulou também a realização exitosa do 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China.
Já no encontro com seu homólogo indiano, Wen Jiabao disse que a China e a Índia convivem com paz e as relações bilaterais são cada vez mais estreitas. Ao mesmo tempo, o comércio bilateral e o intercâmbio entre os povos registraram um rápido crescimento.
O premier indiano, Manmohan Singh, também transmitiu suas congratulações ao premier chinês, devido à realização do 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China. Ele também expressou a disposição de elevar, junto com a China, as relações sino-indianas a um novo patamar.
Tradução: Li Jinchuan
Revisão: José Medeiros da Silva
Fonte: CRI