Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
10.8 C
Lisboa

Banda movimento Edmasia e Dom Caetano terminam digressão

Ottawa – A Banda Movimento, os músicos Dom Caetano, Edmasia e o grupo BWG, terminaram a sua digressão ao Canadá com a realização, no último fim-de-semana, de mais um espectáculo, em alusão aos 37 anos da Independência Nacional, na cidade de Toronto, província de Ontário.

A banda actuou para os angolanos em Toronto, com as suas músicas de maior sucesso, entre as quais “Pelenguenha”, “Tá Amarrado”, “Njila ya Kuaku” e “Tá Stalar”.

Já Edmasia, arrancou aplausos da plateia ao interpretar as canções “Vou assumir”, “Verdadeiro Amor”, “Não te Quero Mais” e “Erro Bom”, que dá titulo ao seu primeiro e único álbum.

Dom Caetano, no seu jeito peculiar, interpretou as suas músicas de maior sucesso, como “Adeus a hora da Partida”, “Som Angolano”, “Diala Dia Ongo”, “Tia” e “Nova Cooperação”, as duas últimas gravadas com a Banda Jovens do Prenda, na década de 1980.

O grupo BWG, composto por Claudino da Costa (Black) e pelos irmãos Walter de Paula e Geredh Lucas de Paula, representando a nova geração do kuduro angolano, foi a revelação das comemorações, com o seu estilo versátil misturando entre kuduro, house e zouk.

Arrancou muitos aplausos da plateia torontense.

Ao intervir no acto alusivo ao 11 de Novembro, o embaixador de Angola no Canadá, Agostinho Tavares, homenageou a todos os angolanos que sacrificaram as suas vidas para a conquista da liberdade do país.

Exortou os presentes a empenharem-se nos estudos, para ajudarem o país nesta sua fase de reconstrução.

Explicou que devido a exiguidade de recursos não foi possível levar a banda a todas as cidades onde há grandes concentrações de angolanos.

Porem, garantiu que procurarão fazer tudo para que nas próximas edições possam trazer mais artistas ao Canadá, para poderem animar as festas não somente em Ottawa e Toronto, província de Ontário, mas igualmente nas cidades de Montreal, província de Québec, Hamilton, província de Ontário, Calgary e Edmonton, província de Alberta.

A comemoração dos 37 da Independência Nacional em Toronto serviu igualmente para homenagear os fundadores da Associação dos Angolanos naquela cidade, (ACO), entre eles Manuel de Sousa, Sebastião Vita Nsingi, Augusto Bastos, Miguel Zenguele, Kibanga Marquez Falcão, António dos Ferros, Filo Malonda, Ndala Borges e Aston Villa Bertholet. O padre angolano, Faustino, na sua oração, abençoou o país e desejou sucesso aos novos lideres da ACO.

Cerca de 500 angolanos lotaram o recinto, onde esteve igualmente entre os presentes o cônsul do Brasil em Toronto e antigo embaixador do seu país em Angola, Afonso Cardoso.

Os artistas angolanos deixam hoje o Canadá, com previsão de chegada a Angola nessa quarta-feira.

‘À partida, foram despedidos no Aeroporto Internacional de Toronto, pelo embaixador de Angola no Canada, Agostinho Tavares, que desejou-lhes bom regresso à terra mãe.

As comemorações do 37º aniversário da Independência Nacional estão igualmente a ser comemoradas no Canada, sob o lema “Todos juntos, promovamos o bem-estar dos angolanos”.

As cidades de Hamilton, Montreal e Edmonton têm as suas festas agendadas para o próximo dia 24 do corrente mês.

Fonte: JA

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa do estilista Paco Rabanne sofre assalto após sua morte

Ladrões invadiram a casa do estilista espanhol Paco Rabanne, que morreu na sexta-feira (3) aos 88 anos em sua...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema