Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
5.7 C
Lisboa

Aniversário da morte de Cize assinalado com espectáculo

O músico angolano Bonga participa no dia 15 de Dezembro no Vale da Ribeira da Torre, concelho de Ribeira Grande, Santo Antão, num megaconcerto para assinalar o primeiro aniversário da morte da cantora cabo-verdiana Cesária Évora “Cize”.
Num comunicado, a promotora de espectáculos cabo-verdiana Harmonia indica que o evento conta ainda com a participação de vários artistas cabo-verdianos e internacionais, entre os quais o português Camané e Sara Tavares, os cabo-verdianos Lura, Nancy Vieira e o grupo Cordas do Sol.
“A ideia de realizar um concerto em Santo Antão não é de agora. Planeava-se comemorar dessa forma os 70 anos de Cesária, cuja mãe era natural dessa ilha. Chegámos a dar início à organização, mas quando Cesária adoeceu, adiou-se”, explicou a produtora na nota de imprensa. “A ideia do concerto já tinha sido abandonada, mas, por sugestão da Câmara Municipal da Ribeira Grande e do Ministério da Cultura, o evento idealizado para o aniversário transformou-se numa homenagem a Cesária, a realizar dois dias antes de se completar um ano sobre o falecimento” da “Diva dos Pés Descalços”, acrescenta.
O Vale da Ribeira da Torre foi o local escolhido porque tem boas condições acústicas e é protegido do vento, além da sua beleza natural, justifica a empresa promotora de espectáculos, pertencente a José “Djô” da Silva, o empresário que lançou a “Rainha da Morna”, falecida a 17 de Dezembro de 2011, no Mindelo (São Vicente).
Com o espectáculo em Santo Antão, encerra um ciclo de várias homenagens que se realizaram ao longo deste ano, depois de Paris (três concertos), Toulouse (França), Lisboa, Serpa (Portugal) e Amesterdão (Holanda).
Além de Lura, Sara Tavares, Nancy Vieira e Cordas do Sol, Cabo Verde vai estar presente com os cantores Teófilo Chantre, Zeca di Nha Reinalda, enquanto, entre os artistas internacionais, além de Camané e de Bonga, estão confirmadas as presenças de Ismael Lo (Senegal), Sia Tolno (Guiné Conakry) e Bernard Lavilliers (França).
Cerca de 25 músicos que tocaram com “Cize” em diferentes momentos da sua carreira vão passar também pelo palco, para acompanhar os diferentes intérpretes.

A população de Ribeira da Torre aparece no evento como parceira, pois vai organizar, em paralelo, uma feira de produtos artesanais e agrícolas.

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema