Sexta-feira, Março 31, 2023
18.7 C
Lisboa
More

    Portal de Angola na RDP-África

    O Portal de Angola e a RDP-África rubricaram um acordo de permuta de serviços, de carácter semanal, que permite a emissão de um resumo sobre os principais acontecimentos  da realidade angolana.

    O resumo vai para o ar, todas as terças feiras, às 9 horas, no programa de João Pedro Martins.

    Publicamos a seguir o primeiro de uma série de textos, que fazem parte do acordo entre os dois órgãos de comunicação.

    A par da agenda política do Executivo, marcada ontem pelo início da terceira legislatura, Luanda continua a viver com restrições no abastecimento de água e energia eléctrica. Face às causas já divulgadas pelas respectivas empresas, a EPAL e a EDEL, a população de Luanda tem recorrido ao mercado paralelo, para satisfazer as suas necessidades básicas.

    No que a água se refere, a solução passa pela compra de bidons de 25 litros, a 150 kwanzas, ou seja, cerca de 80 cêntimos, enquanto o abastecimento da energia eléctrica é resolvido com recurso ao gerador, cujas vendas subiram nas últimas semanas, para alegria dos comerciantes locais.

    O mais simples dos geradores é vendido a 15 mil kwanzas, ou seja cerca de cem euros. A este valor acresce o preço do combustível, em regra, adquirido com base numa despesa diária, equivalente a mil kwanzas, ou seja, qualquer coisa como 10 euros, o depósito de 15 litros de gasolina.

    Tirando o risco dos incêndios, bem se pode ver, o inferno em que se tornou o dia a dia dos angolanos. A rotina é feita  a pensar na solução dos problemas e não há tempo para reclamações. O angolano vive sob a pressão diária das dificuldades e a maior recompensa é ultrapassá-las. O resto, como se diz não tem pressa!

    Em 2017 haverá, segundo o Executivo fartura de energia e  água para todos, se efectivamente os prazos de execução das obras forem integralmente cumpridos. Até lá vai-se gerindo a crise, com soluções individuais.

    Contudo, nem só de makas, ou problemas, vive o comum dos cidadãos. Também há coisas boas nesta terra, abençoada por Deus e bonita por natureza, parafraseando o brasileiro Wilson Simonal.

    Boa coisa foi receber ao fim de semana, a alegria da vitória dos Palancas Negras, no Estádio 11 de Novembro, frente ao seleccionado do Zimbabwe. Angola inteira vibrou com este doce de coco,. Aguarda-se com ansiedade a próxima jornada, na África do Sul.

    Enquanto se espera, faz-se uma canção. E a música aqui tem vários tons e autores. Um deles, Né Gonçalves, o autor do CD, Luanda, meu semba, deverá lançar até ao final do mês, a versão instrumental do álbum produzido em 1994 e editado pela Novafrica Audiovisual.

    Participaram no disco instrumentistas angolanos, caboverdianos, guineenses e portugueses.

    Né Gonçalves, nome artístico de Manuel Gonçalves, o PCA da seguradora nacional ENSA  é também o grande impulsionador da arte no país, ao envolver-se na institucionalização do Prémio Ensarte, que todos os anos distingue artistas plásticos, músicos e escritores.

    Por falarmos de música -, o passado fim de semana teve atracções de relevo como o show de Eduardo Paim -, achamos interessante revelar, que boa parte dos jovens artistas angolanos resolveu estudar. Assim é que temos alguns a concluírem as respectivas licenciaturas. São os casos dos kuduristas Bruno M, de Dog Murras, Puto Prata. Na kizomba temos o Caló Pascoal, Puto Português, para citar apenas estes.

    Quem está em estúdio, é o director do Portal de Angola, Jorge Monteiro, a concluir o seu primeiro álbum, quebrando assim um ciclo em que se limitava a oferecer a amigos, as suas composições.

    Para quem não sabe, Jorge Monteiro é o autor da célebre canção de Bonga,  uma lágrima no canto do olho e Zuim Zuim, interpretada por Valdemar Bastos.

    A vida em Luanda continua nas várias actividades sociais e económicas. Por exemplo, a Drive Angola, empresa ligada ao Grupo Salvador Caetano, apresentou as marcas comerciais da Volkswagen, e os mais recentes modelos ligeiros da Audi e Seat.

    Quanto à Volkswagen a atenção dirige-se à apresentação da carrinha Amarok, o mais directo concorrente da Toyota Hilux.

    Outras novidades podem ser conhecidas no Portal de Angola, que vos convido a visitar em WWW.portaldeangola.com.

    A apresentação do Fundo Soberano de Angola, terá lugar dia 17, tema que procuraremos desenvolver na próxima semana, bem como notícias, referentes ao programa Angola Investe, que acompanhamos a par e passo.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo dos Estados Unidos pretende perguntar aos americanos negros se eles são descendentes de escravos

    O governo dos EUA pretende perguntar aos americanos negros em formulários federais, incluindo o censo, se os seus ancestrais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema