Verity é bronze, de 20 metros, que representa uma mulher grávida e foi instalado no porto desta cidade do sudoeste de Inglaterra.
Mas Verity, do artista britânico Damien Hisrt, tem duas faces e é aquela que representa a vivissecção do corpo, que provoca a controvérsia.
Para uns, bela e única para outros “ofensiva e grotesca”
“Não vai beneficiar a população de Illfracombe. É feia e dá uma imagem totalmente desrespeitadora e degradante da mulher”, insurge-se Julie Hunt, da autarquia de North Devon, à qual pertence Illfracombe.
Rob Lawson, responsável pelo porto de Illfracombe, não é da mesma opinião: “Acho-a absolutamente inspiradora. De um lado, a beleza, a calma, a representação emocional da maternidade esperada. Do outro, uma intricada complexidade meio-humana, meio-animal que suporta a humanidade e nos faz refletir. É apenas fantástica!”
Damien Hirst é um dos mais polémicos artistas contemporâneos. Está habituado a chocar com os seus tubarões dissecados, os ovinos em conserva, os bovinos cortados ao meio em formol ou os os crânios cravejados de brilhantes…
A obra foi emprestada à vila durante 20 anos… Tempo suficiente para contabilizar o número de turistas que atrai.
Fonte: EN