O secretário de Estado da Defesa de Timor-Leste, Júlio Tomás Pinto, considerou hoje que o exercício conjunto com os fuzileiros norte-americanos Crocodilo 2012 é uma oportunidade de passar competências aos militares timorenses.
“Esta é uma oportunidade para partilhar experiências e passar competências aos nossos militares”, afirmou Júlio Tomás Pinto, salientando que os exercícios conjuntos com os fuzileiros norte-americanos começaram em 2009.
O exercício conjunto Crocodilo 2012 terminou hoje, depois de uma semana de uma série de atividades militares e de apoio médico e construção de infraestruturas nas aldeias mais remotas de Timor-Leste.
“A nossa instituição militar só foi estabelecida há dez anos e a maior parte das chefias das Forças de Defesa de Timor-Leste são veteranos e com experiência em guerrilha, não são militares regulares. Esta é uma oportunidade de transferir aptidões para os nossos militares, principalmente os mais novos”, salientou o secretário de Estado da Defesa.
Para o governante, esta é também uma oportunidade de treinar os militares timorenses para operações de manutenção de paz.
Atualmente, um grupo de militares timorenses está integrado no contingente português destacado no Líbano.
“Queremos no futuro contribuir para as missões de manutenção de paz”, acrescentou Júlio Tomás Pinto.
FONTE: Lusa