A ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, destacou hoje, terça-feira, na localidade da Mulemba, no município da Quissama, a contribuição da mulher camponesa na produção de alimentos no meio rural.
A governante teceu estas considerações no acto central nacional do 15, 16 e 17 de Outubro, dias mundiais da Mulher Rural, da Alimentação e de Combate à Pobreza, respectivamente.
Segundo a governante, as mulheres rurais representam cerca de um quarto da produção mundial. “A sua contribuição na produção agrícola e desenvolvimento das comunidades é inquestionável, apesar das estatísticas oficiais raras vezes fazerem referência deste contributo no Produto Interno Bruto dos países (PIB)”, disse.
Contudo, Filomena Delgado indicou que dados globais sobre a situação das mulheres fazem referência que continuam a ser as menos beneficiadas pelas políticas públicas a nível mundial.
“A escolha da efeméride na véspera do Dia Mundial da Alimentação, o 16 de Outubro, representa um digno reconhecimento da contribuição que esta importante franja da sociedade desempenha a nível dos países, onde são as principais transmissoras do conhecimento tradicional agrícola e a base de sustentação do modo de vida rural”, sustentou.
Tendo em atenção a necessidade do empoderamento da mulher rural, disse ser imperioso capacitar as mulheres, como sendo a estratégia acertada para promover o equilíbrio das relações sociais e de género entre homens e mulheres.
Fez saber que o empoderamento das mulheres no campo será efectivada por via de programas específicos que permitam o acesso as pequenas tecnologias de produção, comercialização e transformação, ao crédito e micro-credito, a propriedade sobre a terra, as variedades melhoradas, visando o alcance dos objectivos preconizados.
Participaram no evento deputados à Assembleia Nacional, membros do executivo, responsáveis e técnicos do Ministério da Família e da Agricultura, das associações ligadas ao campo e do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) e outras instituições.
FONTE: Angop