Lubango – O Instituto Nacional de Estatística (INE), na província da Huíla, concluiu, na semana transacta, o cadastramento cartográfico nos municípios de Lubango, Humpata, Cacula, Quilengues e Caluquembe, no âmbito da preparação do censo populacional de 2013.
A informação foi prestada à Angop hoje, terça-feira, no Lubango, pelo responsável provincial do INE, Sobral Katrapila, que apesar de não avançar números, adiantou que os técnicos catalogaram todas as residências existentes nestas localidades.
“Neste momento estamos no município de Caconda, onde já concluímos o trabalho em duas comunas. A do Cusse e a do Gungui. Os trabalhos estão a correr bem graças aos apoios das autoridades tradicionais que, em parceria com os técnicos, têm estado a sensibilizar as comunidades sobre a importância deste processo”, realçou.
Avançou que depois de Caconda, o processo estender-se-á aos municípios de Chicomba e do Chipindo, visando actualizar os limites geográficos, com contagem de habitações, para permitir que no próximo ano se faça o censo populacional.
A província da Huíla tem mais de dois milhões e 600 mil habitantes, distribuídos por 14 municípios, numa extensão territorial de 78 mil e 879 quilómetros quadrados, a Sul de Angola.
Fonte: ANGOP