
Segundo o vice-decano para a área científica da FMUKB, Tomás João, em declarações à Angop, trata-se dos cursos pré-jornadas “Clínica da Malária”, “Metodologia de Investigação Científica”, “Digitalização de um Protocolo de Investigação Científica”, “Diagnóstico Radiológico do Tórax” e “Diagnóstico Laboratorial da Malária”.
Deu conta que no curso sobre Metodologia de Investigação Científica foram inscritos 80 participantes, enquanto no de Diagnóstico Laboratorial da Malária houve uma adesão de 25 técnicos do programa de combate à malária, nos hospitais municipais da província.

De acordo com o vice-decano, o Conselho Científico da Faculdade de Medicina da UKB reconhece a importância da aposta na inovação nas III Jornadas Cientificas, daí ter tido interesse em ministrar cursos pré-jornadas para capacitar os técnicos de saúde.
Destacou que as linhas temáticas a serem debatidas a partir do dia 19 a 20 deste mês são “Educação Médica”, “Medicina Comunitária”, “Saúde Materno-infantil”, “Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis” e “Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde”.
Afirmou que a temática relacionada à “Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde” é uma inovação para estas III jornadas, que representam um momento extremamente importante para toda a vida universitária e também para todos os profissionais ligados à área da saúde.
“É nas jornadas onde se faz a ligação entre o ensino e a pesquisa científica, logo todos os resultados servirão para a melhoria da qualidade da assistência médica e sanitária”, frisou, considerando que o evento vai poder influenciar directamente a melhoria da prestação dos serviços à população.
Subordinado ao tema “A Educação médica e a participação na saúde comunitária: um desafio para a investigação em saúde e o desenvolvimento social na II Região Académica”, o encontro propõe-se a propiciar um intercâmbio de qualidade entre profissionais, estudantes e outros especialistas da área de ciências de saúde de Benguela e do Kwanza Sul.
Na sequência das I e II Jornadas Cientificas da FMUKB, que congregaram na reflexão e debate várias centenas de estudantes e técnicos, a realização das III jornadas também pretende apresentar resultados científicos que contribuam para a tomada de decisões nos processos e assistenciais no sector da saúde.
Fonte: ANGOP