Ler Agora:
OMA apela às mulheres para participarem no processo eleitoral
Artigo completo 2 minutos de leitura

OMA apela às mulheres para participarem no processo eleitoral

O Secretariado Executivo Nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA) apela a camada feminina do país para uma participação efectiva no processo eleitoral, exercendo o direito de voto e escolhendo o melhor para o futuro do país.

Numa mensagem por ocasião do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, a OMA felicita todas as mulheres africanas que legalmente trabalham em Angola, manifestando o seu profundo reconhecimento pela sua contribuição honesta à causa da reconstrução e do desenvolvimento do país.

Para as mulheres angolanas, segundo a mensagem, o 31 de Julho tem este ano um significado especial, pois, por um lado Angola vai realizar eleições gerais e, por outro, a organização feminina continental celebra 50 anos.

“A nossa organização congratula-se pelo facto de nas últimas décadas em várias sociedades africanas se terem registado profundos avanços relativamente a condição jurídica e social da mulher, o que se reflecte no progressivo acesso da mulher africana a postos de responsabilidade e de tomada de decisões”, lê-se na mensagem.

O documento cita a eficiente liderança de Ellen Johson na Libéria, ao que se somou a vitalidade da presidente do Malawi, Joyce Banda e agora a liderança da experiente Nkosazana Dlamini Zuma na comissão da União Africana, que constituem exemplos notáveis que orgulham as mulheres no continente africano.

A OMA regozija-se pelo facto de ser membro de pleno direito da Organização Pan-Africana das Mulheres e ter albergado durante mais de 20 anos a sede da OPM, que neste período conheceu uma verdadeira revitalização e granjeou grande prestígio internacional.

A organização augura que os governos africanos continuem a reforçar os mecanismos e em torno da luta contra a fome e a pobreza, a violência doméstica, a desigualdade no género e envidem esforços para garantir um maior envolvimento das mulheres na resolução de conflitos.

FONTE: Angop

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »