Ler Agora:
Lei base ajudará a quebrar barreiras arquitectónicas
Artigo completo 2 minutos de leitura

Lei base ajudará a quebrar barreiras arquitectónicas

Luanda  – A Lei de base para pessoas com deficiência pode ajudar a quebrar as barreiras arquitectónicas no país, segundo afirmou ontem em Luanda, o porta-voz do quarto congresso da Associação Nacional de Deficientes (ANDA), Enoque Bernardo.

De acordo com o responsável, a Lei aprovada em Maio de 2012 poderá, entre outros aspectos, obrigar as empresas de construção a colocarem rampas que facilitem a circulação e acesso dos portadores de deficiência em diversas dependências públicas.

Em entrevista à Angop à margem do congresso, o responsável acrescentou que existem construções no país que não obedecem aos padrões internacionais (seguindo regras para as pessoas com deficiências).

“Agora com a aprovação da lei, as associações vão trabalhar directamente com o Governo para exigir a todas as empresas de construção a cumprirem com as referidas regras”, reforçou.

O também secretário para Cooperação, Informação e Advocacia da ANDA disse que a lei vai fazer também com que a sociedade olhe para o deficiente como cidadão que pode ocupar cargos de chefia e de direcção.

Quanto ao apoio a pessoas portadoras de deficiência, Enoque Bernardo referenciou que o executivo sempre tratou de questões a esse nível, sendo reforçado com o diploma orientador.

“Agora temos as balizas bem definidas para trabalhar afincadamente com o Governo e debater situações que se registavam anteriormente e cuja resolução dependia de uma Lei”, frisou.

Fonte: ANGOP

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »