Durão Barroso viajou esta quinta-feira à Grécia, pela primeira vez desde o início da crise económica no país. Num momento em que aumentam as dúvidas sobre a capacidade de Atenas evitar a bancarrota, as palavras do presidente da Comissão Europeia foram de apoio, com algumas reservas.
Reunido com o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, Barroso garantiu que a Grécia permanecerá na zona euro se respeitar os seus compromissos.
“Resultados, resultados, resultados, esta é a palavra chave. Para manter a confiança dos parceiros europeus e internacionais é preciso pôr fim aos atrasos”, afirmou o presidente da Comissão Europeia.
A viagem de Barroso ocorre num momento em que o governo se encontra no fogo cruzado entre os protestos populares, contra os cortes salariais e aumentos de impostos, e a pressão dos credores internacionais, que acusam Atenas de não ter concretizado grande parte dos objetivos acordados com a Troika.
A atribuição da próxima tranche do plano de resgate está prevista para Setembro, mas muitos analistas referem já a necessidade de uma terceira intervenção, rejeitada tanto pela Alemanha como pelo próprio FMI.
Fonte: EURONEWS