O ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, partiu na manhã de hoje, sexta-feira, para a República do Congo Brazzaville, onde vai rubricar um acordo no domínio de exploração petrolífera, em áreas de interesse comum entre os dois países.
Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante explicou que o acordo surge na sequência de negociações entre as autoridades dos dois países nos últimos 10 anos.
“Depois de vários anos de negociações entre os dois governos, só foi possível hoje a assinatura para a implementação do projecto”, realçou.
Segundo o ministro, Angola e o Congo Brazzaville definiram na zona fronteiriça uma aérea de exploração conjunta, que produzirá petróleo, cujos benefícios serão revertidos para os dois países.
Botelho de Vasconcelos salientou que a implementação do referido acordo produzirá efeitos positivos a nível do país e internacional.
Com assinatura do acordo, acrescentou, a cooperação existente entre os dois Estados será aprofundada.
De acordo com ministro, com a implementação do acordo, será mais um sinal para que alguns países, fundamentalmente em África, que lutam por territórios ricos em petróleo possam seguir o exemplo dos dois países.
Integram a delegação angolana, o vice-ministro do Interior, Ângelo Viegas, e o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto.
FONTE: Angop