Com o objectivo de promover o intercâmbio de experiências entre os artistas, a organização do Festival Internacional de Jazz de Luanda decidiu organizar um seminário de três dias, com início hoje, no Elinga Teatro.
A cantora Aline Frazão, angolana radicada em França, e o flautista e saxofonista norte-americano Hubert Laws dirigem as sessões desta manhã, enquanto os músicos angolano Ricardo Lemvo e camaronês Etienne Mbappé falam amanhã das suas experiências artísticas.
Cláudia Pinto, da organização, afirmou que o seminário faz parte de um compromisso do Festival Internacional de Jazz de Luanda de contribuir para o desenvolvimento da música local. No fundo, explicou, trata-se de um singelo contributo para a formação contínua dos músicos nacionais, dando-lhes a possibilidade de interagir com outros de países diferentes e larga experiência.
“A série de seminários promove a afinidade e aproximação entre artistas participantes no festival, através da transmissão de experiências e sonoridades musicais variadas”, acrescentou. Ainda no âmbito do festival, decorre até amanhã no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor) um curso de jornalismo cultural, ministrado por Jomo Fortunato, que tem como objectivo aumentar as competências existentes dos jornalistas angolanos.
Os participantes no Festival chegam entre hoje e amanhã a Luanda.