As primeiras Jornadas Científicas de Investigação Agrária vão decorrer de 25 a 27 deste mês, na cidade do Huambo, para entre outros assuntos incentivar a prática da actividade científica, no seio da comunidade de investigadores e técnicos.
Para presidir a cerimónia de abertura do certame, que vai contar com a presença de investigadores e especialistas de instituições nacionais e internacionais parceiras, da Universidade de Valência, Espanha, do Instituto Nacional de Investigação Agrária de Moçambique e da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, é aguardada amanha, quarta-feira, o titular do sector, Afonso Pedro Canga.
Sob o lema “Aumento da Produção e da Produtividade Agro-pecuária em Angola. Um desafio de Investigação Agrária”, o evento, uma organização conjunta do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das pescas, do Instituto de Investigação Agronómica (IIA) e do Instituto de Investigação Veterinária (IIV), vai igualmente abordar temáticas de interesse agrário, agrupadas em seis painéis.
O primeiro painel vai tratar de assuntos sobre a economia agrária e sociologia rural, o melhoramento das plantas, avaliação da fertilidade de solos e nutrição mineral de plantas, defesa fitosanitária e impacto da dermatofilose na agro-pecuária em Angola.
As primeiras Jornadas Científicas de Investigação Agrária visam ainda promover discussões sobre a criação, adaptação e aplicação das tecnologias para o aumento da produção e da produtividade, criar um momento de maior interacção social e cientifica entre os participantes, assim como proporcionar informações mais recentes sobre avanços científicos no ramo agrário.
FONTE: Angop