A Comissão Europeia está a investigar 13 fabricantes de drives de discos ópticos, os componentes informáticos utilizados para ler ou gravar CD e DVD, acusadas de combinarem preços durante um período de cinco anos.
As alegações são feitas numa declaração de objecções enviada pelas autoridades reguladoras comunitárias às empresas, cuja identidade não foi divulgada, onde as 13 fabricantes são acusadas de terem formado um cartel a nível mundial, através do qual combinaram preços durante um período de cinco anos.
Em comunicado o executivo comunitário refere que «a Comissão receia que estes fabricantes possam ter coordenado os seus comportamentos em eventos organizados por dois grandes fabricantes de equipamentos de drives de discos ópticos utilizados em computadores pessoais (computadores de secretária e portáteis) e servidores».
Caso seja provado que a prática violou as regras comunitárias, as 13 empresas acusadas poderão ter de ser condenadas a pagar multas cujo valor poderá atingir 10 por cento das vendas globais.
Fonte: SOL