A Barragem das Três Gargantas, a maior central hidroelétrica do mundo, deverá registar um novo recorde de débito, consequência das piores chuvas dos últimos 60 anos na China.
As autoridades da província de Hubei avançaram uma estimativa de 70 mil metros cúbicos por segundo, para esta terça-feira.
As fortes chuvas dos últimos três dias, que afetam sobretudo Hubei e a região de Pequim, já fizeram 95 mortos e 45 desaparecidos. As inundações afetam mais de seis milhões de chineses e obrigaram a deslocar mais de meio milhão de habitantes.
Em Hong Kong, as fortes chuvas juntam-se aos efeitos do tufão Vicente, que atingiu o território esta madrugada e avança agora para noroeste.
Com ventos a chegar aos 140 quilómetros por hora, o Observatório de Hong Kong elevou o nível de alerta de tufões para 10, o mais alto, pela primeira vez desde 1999.
O governo local avançou um balanço de cerca de 130 feridos em consequência da intempérie.
O tufão Vicente também atingiu a província de Guangdong, avançando pelo território a uma velocidade de cerca de 20 quilómetros por hora.
O Centro Meteorológico Nacional emitiu um alerta laranja, o segundo nível mais alto do sistema de alerta para tufões na China.
Fonte: EURONEWS