
Em declarações à Angop, por ocasião da 29ª edição da FILDA, decorrida de 17 a 22 destes mês, o delegado de negócios disse que o balanço comercial do ano transacto supera o de 2010, período em que as trocas comerciais foram avaliadas em USD 491 milhões.
Referiu que as exportações de Angola para o seu país aumentaram em cerca de 280 porcento, ao passo que da Alemanha para Angola decresceu quatro porcento, uma cifra que considerou pouco representativa por estar ligada aos projectos e estes acontecem ao longo do ano.
Explicou que o aumento das exportações de Angola deve-se à situação ocorrida na Líbia, facto que obrigou a Alemanha a importar mais do mercado angolano.
Relativamente à participação das empresas alemãs na Feira Internacional de Luanda, disse que houve uma redução de 16 para 10.
“A maioria dos projectos do Estado angolano foi assinado no primeiro semestre deste ano e isso influenciou em certa medida a participação das empresas alemães”, disse Ricardo Gerigk.
A FILDA encerrou domingo e a Alemanha participou com um número de empresa mais reduzido em relação aos últimos três anos, já que, em 2010, participaram 27 expositores de diversos sectores de actividade económica.
Fonte: ANGOP