Luanda – O presidente do Tribunal de Contas da República de São Tomé e Príncipe, José António de Monte Cristo, procedeu nesta segunda-feira, uma visita à sua congénere angolana, no âmbito do reforço da cooperação no sector.
A delegação santomense foi recebida pelo presidente do Tribunal de Contas da República de Angola, Julião António, em cerimónia que decorreu naquela instituição na presença de representantes do ministério público, dirigentes e auditores do Tribunal.
O seu homólogo santomense disse durante as conversações, que foram consolidados passos tendentes à fiscalização da gestão e administração financeira de São Tomé e Príncipe, processo este que exige a habilitação dos auditores em conhecimento e ferramentas para que tal desiderato se realize.
Destacou o apoio dado pelo Tribunal de Contas de Angola e muito particularmente do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, honrando a instituição congénere com a concessão de oportunidades de formação de quadros.
Enalteceu a realização das próximas eleições gerais de 2012, considerando um passo imprescindível para o processo democrático.
Por seu turno, o presidente do Tribunal de Contas angolano, Julião António, realçou na ocasião que a visita vai servir para fortalecer as relações de amizade e de cooperação institucional, que a nível da organização das instituições supremas de controlo dos países de língua portuguesa, quanto no plano bilateral dos dois tribunais.
Referiu ainda, que o momento é oportuno para exprimir o reconhecimento aos antecessores do Tribunal de Contas de São Tomé, pelo apoio prestado na cultura de prestação de contas e da boa gestão do erário público.
“São inúmeros os trabalhos conjuntos realizados e os encontros em que participamos, quer ao nível da organização africana e fundamentalmente na organização das instituições supremas de controlo da CPLP”, sublinhou.
Para além deste encontro, a delegação santomense vai visitar às instalações do Tribunal de Contas da Vila Alice, projecto residencial da instituição no Zango, novas instalações no Palácio da Justiça, entre outros.
Para o estudo das futuras áreas de cooperação dentro dos objectivos desta visita, foi apresentado na ocasião o IDEA, um aplicativo em suporte digital informático, que facilita na identificação de duplicações de nomes e fantasmas no aplicativo informático do Ministério das Finanças.
Fonte: ANGOP