A porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Júlia Ferreira, sublinhou hoje (segunda-feira), em Luanda, o trabalho que o Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Desenvolvimento (IASED) e o Observatório Eleitoral Angolano (ObEA) têm realizado em prol das eleições gerais marcadas para o dia 31 de Agosto de 2012.
A responsável fez esta consideração quando discursava na cerimónia de abertura do seminário de capacitação de agentes eleitorais, que decorrerá até 31 deste mês, numa das unidades hoteleiras de Luanda, visando a fiscalização do pleito, considerando que esse acto se reputa de extrema importância.
Júlia Ferreira enalteceu o IASED e o ObEA, “por terem dado este passo significativo, no sentido de partilharem com a CNE nessa honrosa tarefa”, evidenciado pelas acções que têm realizado em prol das eleições gerais, tal como no pleito passado.
Advogou que as próximas eleições, as terceiras que serão realizadas no país, sirvam para a consolidação do Estado de direito, bem como a consolidação da paz e da democracia, valores irreversíveis conquistados pelos angolanos com muito sacrifício.
Júlia Ferreira pediu aos cidadãos com idade eleitoral a demonstrarem as suas competências, patriotismo, nacionalismo e dedicação, para que o processo decorra com tranquilidade e de forma ordeira, livre e transparente, para que os resultados sejam bem aceites.
Participam na acção formativa, financiada pela União Europeia (EU), 20 formandos que serão acreditados como facilitadores da BRIDGE em Angola, no âmbito do projecto de apoio aos ciclos eleitorais dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor Leste.
Auxiliado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em colaboração com a CNE, o seminário vai decorrer até 31 de Julho.
O projecto visa estabelecer um grupo de formadores nacionais acreditados como facilitadores internacionais do BRIDGE e capacitar representantes da sociedade civil em matéria de educação cívica eleitoral e observação eleitoral nacional.
FONTE: Angop