O ministro da Educação, Pinda Simão, mostrou-se hoje, na cidade do Huambo, satisfeito com o aumento da cobertura educativa, que está a proporcionar melhores condições de ensino aos alunos, em todo o país.
Falando à imprensa, após a inauguração da escola do ensino primário número 149, bem como as visitas de constatação das escolas do ensino primário 102 e Ndala Kundumbo, inaugurada ainda este mês, considerou positiva a construção, reabilitação e ampliação destas instituições, que estão a albergar alunos em condições favoráveis.
De acordo com o ministro, as escolas acima referidas estão adequadas à realidade do mundo de hoje, uma vez que possuem salas de informática para preparar os alunos ao uso das novas tecnologias de informação.
Disse estarem a criar condições de base para que as crianças ao saírem do ensino primário caminhem favoravelmente ao longo dos outros níveis mais exigentes.
“Anteriormente, os alunos destas escolas tinham condições não muito boas. Escolas superlotadas, três salas de aulas para 900 alunos, o que não assegurava uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem”, referiu.
Anteriormente, fez saber, muitas crianças estudavam debaixo de árvores, bem como em turmas sem cobertura, colocando, deste modo, o bem-estar das mesmas em risco, dado a diversidade da situação climática.
Adiantou que hoje a situação é diferente, dada a construção, reabilitação e ampliação das infra-estruturas
O ministro da Educação enalteceu também o esforço do governo do Huambo na edificação de infra-estrutura de ensino.
FONTE: Angop