Terça-feira, Março 21, 2023
11.2 C
Lisboa
More

    A importância das vias secundárias no país

    A reabilitação das vias secundárias e terciárias em todo o país vai garantir mais educação, saúde e outras infra-estruturas no meio rural, lembrou, na inauguração do troço Dembos/Bula Atumba, o ministro do Urbanismo e Construção.
    Fernando Fonseca referiu que o Instituto de Estradas de Angola (INEA) prevê reabilitar 17.500 quilómetros de estradas terciárias em todo o país para aproximar os serviços básicos às populações.
    O INEA, declarou, vai dotar efectivos das Forças Armadas Angolanas e jovens dos municípios e das comunas de técnicas de construção e manutenção de estradas.
    A qualidade das obras inauguradas, garantiu, permite que elas durem muito tempo e a sinalização vertical e horizontal obedecem os padrões internacionais.

    Satisfação das autoridades

    Algumas autoridades municipais, tradicionais e religiosas dos municípios dos Dembos e Bula Atumba afirmaram, ao Jornal de Angola, que a reabilitação e construção de estradas facilitam o desenvolvimento e aproxima as populações dos munícipios.
    O administrador do Bula Atumba, Manuel Neto, disse que a estrada, além de proporcionar desenvolvimento e trocas comerciais, encurta distâncias entre as regiões.
    O troço agora inaugurado, com 56 quilómetros de comprimento e nove de largura, sublinhou, permite aos residentes nos Dembos e em Bula Atumba conhecerem outros níveis de desenvolvimento contemplados no programa do Executivo de combate à pobreza.
    “De uma coisa podemos ter certeza, hoje com o troço devidamente reabilitado e sinalizado é possível atrair comerciantes e pequenos empreendedores”, afiançou e previu que “ o relançamento da actividade agrícola da zona vai contribuir, de forma mais abrangente, para criar mais empregos”.
    O desenvolvimento socioeconómico das zonas rurais, rejubilou, é um valor acrescentado para os camponeses que antes viam os produtos deterioram-se por falta de escoamento.
    A responsável municipal dos Dembos disse que a inauguração da estrada é um dos reflexos do esforços que o Executivo tem desenvolvido em todo o país e que, com a melhoria na circulação automóvel entre as duas municipalidades, as pessoas reforçam a sensação da paz conquistada há dez anos.
    Esta estrada, acentuou Josefa José, vai ajudar muito os camponeses a escoarem os produtos para a cidade e a criarem riqueza, da mesma forma que provoca mudanças na vida quotidiana da população de uma forma geral.
    Logo que comecem as obras de reabilitação das vias terciárias, previstas no Programa Nacional de Reabilitação e Manutenção das Estradas Terciárias, referiu, o combate à fome ganha nova dinâmica. Anteriormente, recordou, para se chegar às duas localidades tinha-s de percorrer os 56 quilómetros em três ou cinco dias devido aos enormes buracos na via.
    A estrada agora inaugurada, disse, além trazer maior fluidez ao trânsito automóvel, é um importante meio de comunicação, que vai proporcionar a construção de outras infra-estruturas.
    O soba Bento Capita realçou a importância de preservar a estrada, “um bem comum, que beneficia o desenvolvimento”.

    Mais escolas e hospitais

    Com a reabilitação da estrada Dembos/Bula Atumba, prognosticou, as duas regiões vão passar a ter mais escolas, hospitais e chafarizes e a população deixar de ter de beber a água dos rios sem ser tratada.
    “Desde que acabou a guerra, o Executivo tem concretizado muitos projectos, mais ainda falta a luz eléctrica e oxalá a energia da barragem das Mabubas sirva também para nós”, disse, com a esperança estampada no rosto. Com o mesmo semblante, confessou que aguarda com ansiedade a reabilitação do troço que liga a comuna do Quiage à sede municipal de Bula Atumba, “muito importante para o escoamento da produção local”.
    O padre Zacarias Kamulele, que benzeu a estrada, disse que a inauguração da via “é um grande avanço e um sinal de progresso e do muito trabalho que o Executivo realiza em todo o país”.
    A partir de agora, salientou, as populações que compõem o triângulo agrícola da província do Bengo estão melhor servidas e as trocas comerciais entre Dembos/ Bula Atumba e Pango Aluquém ganham outra vitalidade, pois com a nova estrada os bens essenciais chegam com mais facilidade.
    Zacarias Kamulele aproveitou a oportunidade para, em vésperas de eleições gerais, lembrar a importância do amor ao próximo e da aceitação de diferenças de raça, de cor política, de religião e de instrução entre filhos da mesma Pátria.

    Peregrinação à Muxima

    A inauguração dos troços Dembos/Bula Atumba e Cabala/Muxima Cabo Ledo, vai garantir, este ano, maior fluidez na circulação de pessoas e de bens, sobretudo durante a maior peregrinação de fé cristã em Angola, que se realiza anualmente na vila da Muxima.
    A reabilitação da via Cabala/Muxima Cabo Ledo, de 165 quilómetros, iniciada em 2007, consistiu na terraplenagem, criação de valas de drenagem, colocação de placas de sinalização e no asfaltamento.
    A via, com duas faixas de rodagem, cada uma com cinco metros, bermas de dois metros e meio e um separador central de um metro de largura, vai estimular o desenvolvimento da região.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo russo diz a funcionários para interromperem uso de iPhones, diz jornal

    O Kremlin disse às autoridades envolvidas nos preparativos para a eleição presidencial de 2024 na Rússia para interromperem o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema