As nove formações políticas (cinco partidos e quatro coligações) concorrentes às eleições gerais de 31 de Agosto de 2012 vão receber 87 milhões, 611 mil e 111 kwanzas para a campanha eleitoral.
A verba foi anunciada ontem (sexta-feira), em Luanda, pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), André Silva Neto, durante um encontro informativo com as formações partidárias realizado no Centro de Convenções Talatona.
Na sua intervenção, o responsável referiu que as ordens de saque já estão a ser emitidas para o levantamento dos respectivos valores.
Frisou que, no início da semana que se avizinha, a CNE vai comunicar oficialmente as datas de início e término da campanha e propaganda eleitoral, adiantando a possibilidade de ter início no dia 31 do corrente mês, terminando a 29 de Agosto.
Neste contexto, salientou que as formações políticas concorrentes devem comunicar às comissões municipais eleitorais até 30 dias antes das eleições os nomes dos respectivos delegados de lista e seus suplentes por cada assembleia de voto, nos termos estabelecidos na Lei.
Exortou os concorrentes às eleições a pautarem pelo civismo e ética, fomentando a paz, precisando que a participação massiva dos cidadãos no pleito eleitoral dependerá da forma como os partidos e coligações preparem os seus programas e os transmitem ao eleitorado.
André da Silva Neto lembrou que a linguagem serena e convincente, aliado ao civismo e a ética política, são qualidades que o eleitorado observa.
“Enquanto líderes políticos, vós tendes grandes responsabilidades no processo de sensibilização, pacificação e harmonização do povo que representais através das vossas formações políticas”, sublinhou.
FONTE: Angop