Accra – A empresa ghanesa de petróleos “Ghana National Petroleum Corporation (GNPC)” anunciou hoje (sexta-feira) a descoberta de um novo jazigo de petróleo, noticia a PANA.
Num comunicado divulgado em Accra, a capital, a GNPC incida que o poço de exploração Wawa-1, sito no bloco off-shore ghanês de Tano, permitiu a descoberta de uma coluna de gás de 20 metros (65 pés) e de 13 metros (42 pés) de petróleo.
As amostras de petróleo recuperadas a partir do poço indicam que é de “alta qualidade com valores SPI entre 38 e 44 graus”.
Segundo a GNPC, estes dados de pressão indicam que a jazida de Wawa é separada e distinta do grupo de jazidas adjacentes de Tweneboa, Enyenra e Ntomme (TEN).
Uma avaliação mais aprofundada deste poço será levada a cabo e em seguida o posto será fechado provisoriamente e reaberto eventualmente para as operações de avaliação e de desenvolvimento, explicou.
Segundo o director de exploração e produção na GNPC, Thomas Manu, a descoberta de Wawa é uma confirmação da prospectividade das costas da bacia do Ocidente.
“A jazida reforçou o valor do complexo TEN (Tweneboa, Enyenra e Ntomme) cujo plano de desenvolvimento está em curso de negociação entre parceiros”, acrescentou.
Explicou que uma perfuração de exploração suplementar está prevista no bloco antes do fim do ano.
A GNPC detém 10 porcento de participação direta no bloco offshore Tano e pretende proceder à aquisição de cinco porcento suplementares.
Fonte: ANGOP