Fernando Alonso obteve a pole position para o GP da Alemanha. É a sua 2ª pole consecutiva do ano e a 22ª da carreira. A fase final da sessão aconteceu com pista muito molhada, depois de mais uma forte chuvada.
Siga a Fórmula 1 via RTP no TWITTER F1RTP. Toda a Informação no Site FÓRMULA 1 RTP Torne-se fã do FACEBOOK F1RTP.
Fernando Alonso obteve a pole position para o GP da Alemanha. É a sua 2ª pole consecutiva do ano e a 22ª da carreira. A fase final da sessão aconteceu com pista muito molhada, depois de mais uma forte chuvada.
O crono de 1’40.621s bateu por 4 décimas a marca de Sebastian Vettel. O campeão do mundo reclamou do colega de equipa Mark Webber que terá prejudicado a sua última saída. Webber lutava pela melhor posição em pista e até pela pole. Acabou em 3º, embora vá largar de 8º, pois a equipa mudou a caixa de velocidades do RB8 da Red Bull.
O mesmo aconteceu na sessão a Romain Grosjean e Nico Rosberg que no Lotus e Mercedes respetivamente perdem 5 lugares, por mudança da caixa de velocidades dos seus carros.
A única fase da qualificação que aconteceu com pista seca foi a Q1. Para não serem surpreendidos, os pilotos sairam rápido para a pista a fim de marcarem um tempo de acesso à Q2. Lewis Hamilton fez 1’16.221s como primeiro tempo de referência. Mas acabou por ser Kimi Raikkonen a estabelecer o melhor tempo da Q1 com 1’15.693s, na frente de Perez, Rosberg, Alonso e Maldonado.
O stress para as bancadas cheias de alemães, foi o contra-relógio final que Michael Schumacher teve de fazer para não ficar cedo pelo caminho. O piloto da Mercedes precisou de tirar tudo do carro e calçando composto médio da Pirelli, para na derrdeira volta com o cronómetro zerado, conseguir passar para a Q2. Foi por 55 milésimos de segundo sobre o Toro Rosso de Jean Eric Vergne que pela 6ª vez esta temporada fica pelo caminho logo na 1ª fase de qualificação.
Assim que a Q2 se iniciou, também a chuva começou a caír forte. E a marcar esta fase intermédia da sessão foi a dificuldade dos pilotos tirarem crono consistente ao longo dos minutos que davam acesso à Q3.
Por pouco tempo os pneus intermédios resultaram. Rapidamente se percebeu que os “full wets” eram o composto que permitia manter os pilotos em pista e com um mínimo de tração.
Hamilton foi o mais rápido da Q2 com 1’37.365, seguido de Schumacher, Vettel, Alonso e Button.
Sergio Perez prejudicou no final a volta de Kimi Raikkonen e quase levava o finlandês a perder lugar no Top10, apenas conseguido por 70 milésimos sobre Daniel Ricciardo no Toro Rosso.
Eliminados na Q2 foram entre outros Romain Grosjean que perdeu o sistema KERS na sessão, ficando apenas com a 15ª posição e Nico Rosberg que foi 17º não rodando em menos de 1.41.5
Ambos os pilotos estavam já com penalização de 5 posições na grelha por mudança das suas caixas de velocidades. Vão largar, assim, de 20º e 22º no Domingo.
Romain Grosjean era o único piloto até hoje a ter iniciado todas as corridas no Top10 e a passar por isso sempre à Q3. Essa sequencia foi hoje interrompida.
A chuva inundou a pista. Apesar de ela er parado no início da Q3, a pista não teve tempo para secar. Muitos reclamaram de aquaplaning, Hulkenberg saiu mesmo de pista.
Tal como aconteceu em Silverstone na qualificação, a McLaren voltou a sofrer para obter a temperatura ideal nos pneus e conseguir uma volta consistente. Mas ela nunca aconteceu. Os McLaren não sairam do 1.43 / 1.44 ao passo que os Red Bull e o Ferrari de Alonso vieram para os 1.40 / 1.41.
Na McLaren, Button conseguiu pela primeira vez esta época fazer melhor que Lewis Hamilton em qualificação.
A discussão da pole aconteceu entre Alonso e Vettel, com Webber por perto. E Vettel sentiu que Webber não facilitou em pista essa sua luta.
O australiano fez-se à pole também, sabendo no entanto que perderia 5 posições por mudança de caixa. Por isso ao fazer 3º, ele desce para 8º ao lado de Hamilton e promove Schumacher e Hulkenberg para a 2ª linha.
O 4º lugar de Hulkenberg é a sua melhor qualificação, descontando a única que foi melhor, ao fazer a pole do GP do Brasil de 2010 pela Williams.
FONTE: RTP