Está confirmado: o mítico Estádio da Cidadela vai ser demolido. A decisão foi confirmada ontem pelo vice-ministro dos Desportos, Albino da Conceição, em Luanda, que acrescentou que a ação vai ser tomada após estudos realizados na zona de Rangel. «Estudos feitos apontam para a demolição do Estádio da Cidadela», afirmou durante o workshop Gestão e Manutenção de Infraestruturas.
O estádio, que chegou a ser o maior de Angola com capacidade para 65 mil pessoas, foi ultrapassado pelo moderno 11 de Novembro, apesar deste ter capacidade apenas para 50 mil pessoas. O segundo anel da Cidadela foi interditado pela CAF em 2006 por questões de segurança, nomeadamente fissuras nos pilares de sustentação. As estruturas de direito, nomeadamente o Ministério da Juventude e Desportos e a FAF, cumpriram as exigências, como a colocação de portões no quintal do complexo e melhoramento dos balneários, mas até agora a interditação mantém-se.
Atualmente o estádio da Cidadela, reinaugurado a 10 de dezembro de 1985 pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por ocasião dos II Jogos da África Central, albergava atualmente jogos de futebol do Girabola, assim como partidas de escalões inferiores e treinos de equipas e seleções jovens.
FONTE: A Bola