As obras de construção de um novo aeroporto, avaliado em 9,7 milhões de euros, vão começar já este ano na ilha do Príncipe, disse hoje à agência Lusa, em São Tomé, uma fonte da região autónoma.
A construção do novo aeroporto vai ser financiada pelo consórcio HBD-Vida Boa, que assinou na quarta-feira um contrato de execução da obra com a empresa portuguesa Mota Engil, na cidade de Santo António.
A nova pista do aeroporto terá uma extensão de dois mil e cem metros e será executado num traçado diferente do atual, que já está em estado de degradação.
Na assinatura, o representante da HBD-Vida Boa sublinhou a importância deste investimento na ilha e garantiu que os trabalhos terão início ainda este ano, assim que esta empresa realojar as pessoas residentes nas zonas de implementação da referida obra.
Carlos Pascoal, da Mota Engil, garantiu que “tudo será feito para que a obra seja entregue com qualidade e em tempo útil, manifestando a intenção de “ajudar a região autónoma do Príncipe a ultrapassar alguns problemas sociais”.
Para o governo regional, “este é um dos projetos mais aguardado”, no âmbito do programa de desenvolvimento sustentável da região.
O prazo estimado para a conclusão da obra é de 18 meses e a execução decorre no âmbito de um projecto de investimento, orçado em 70 milhões de euros, que a HBD-Vida Boa pretende desenvolver nos próximos anos na região autónoma do Príncipe.
FONTE: Lusa